O que o personagem do Muppets, Caco, o Sapo (Kermit, na versão em inglês) e o espiritismo têm em comum? Se você pensou em reforma íntima está certo.
A página do Facebook, Espiritismo da Depressão, mostrou memes sobre o tema na semana passada e levantou discussões dos internautas sobre o desafio de priorizar o autoconhecimento no nosso corrido dia a dia.
A imagem mostra, do lado esquerdo, Caco com um celular na mão, fazendo anotações num caderno e dizendo: “hoje eu começo a reforma íntima”. Cinco minutos depois, o lado direito da imagem aparece ele deitado, aparentemente cansado do esforço.
Por meio de mensagens bem humoradas, os internautas entenderam que o empenho no autoconhecimento, mesmo árduo, trará recompensas para o espírito.

“Fé no Pai que a reforma sai”, diz o internauta, Ludval Brandão. “Sabe como é, né? Papelada de reforma dá trabalho”, complementa a seguidora da página, Camila Souza.

Organizado por sete amigos, entre eles Julio Sena, comunicador da Rádio Boa Nova (RBN), a iniciativa atingiu cerca de 50 mil seguidores atualmente. “Amamos o Espiritismo, e estudando percebemos que em todos os grupos dos quais participamos existe bom humor e alegria, e por que não replicar isso para mais pessoas? Acreditamos também no nosso Mestre, aquele cara que é o nosso maior exemplo, Jesus”, diz comunicado sobre a página.
Ícones da cultura pop como Michael Jackson, Will Smith e o desenho Scooby Doo, são exemplos de personagens usados nos memes e hashtags. O resultado é uma dinâmica que ganhou vida própria.
Além dos memes, as pessoas estão entendendo pontos importantes da doutrina espírita. A campanha nas redes sociais produz mais discussões do que a mídia tradicional.

ESTATÍSTICAS

De acordo com dados mais recentes do Ibope/Nielsen, existem no Brasil mais de 54,4 milhões usuários da internet em casa e no trabalho. Na Pátria do Evangelho, o tempo médio de navegação na web tem sido de 65 horas e 11 minutos por pessoa. Segundo a pesquisa da consultoria Accenture, o país liderou as compras de celulares e TV’s HD em 2010.

A propagação das publicações espíritas por meios bem humorados é o caminho para atrair o jovem ao espiritismo. Conseguir informações doutrinárias com imagens numa pesquisa rápida faz com que os celulares – e seus pacotes limitados de dados – sejam a porta de entrada para trazer cada vez mais pessoas a filosofia espírita.

Fontes: Espiritismo da Depressão e A luz na mente.

 

Leticia Lopes, 26, é jornalista guarulhense formada pela Faculdade Anhanguera e colaboradora da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior. Já assinou matérias em jornais locais e atuou como assessora de comunicação. É apaixonada pelo mundo espiritual e por recursos que estimulam o autoconhecimento.

Contato / Atendimento

Contato

Rua Timor, 331 - Pq. Novo Oratório, Santo André - SP

centro@simaopedro.org.br

(11) 4472-1447

Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
7h às 17h

Eventos / Agenda